Transformação digital no trabalho, o que afeta?

Como nosso trabalho pode ser afetado pela transformação digital?

A transformação digital está cada vez maior, ela entrou em nossas vidas e já é parte essencial para várias tarefas do nosso dia a dia.

Seja ela nas empresas em que trabalhamos ou na nossa vida pessoal, há mudanças.

Ainda mais com esse momento em que vivemos de isolamento social e quarentena, estamos sendo obrigados a pensar diferente, a mudar.

Com todos os avanços tecnológicas, com ferramentas e processos se automatizando, as organizações têm que ficar de olho e ver qual melhor atende sua realidade.

Uma dessas mudanças que teve e tem grande transformação na maneira que comunicamos tanto internamente quanto externamente, foram as redes sociais e as aplicações de mensagens instantâneas.

Elas agilizaram e tornaram nossa comunicação mais direta e precisa, eliminando ruídos e perda de informações.

Além de estar sendo excelentes ferramentas de fomento e mobilização coletiva para auxiliar a comunidade na luta contra esta pandemia.

Outra dessas transformações foram o constante aumento do uso de smartphones, já considerado item essencial na vida e no trabalho.

Eles estão presentes em tudo o que fazemos. E empresas que não faz proveito dessas tecnologias, estão ficando para trás.

Como por exemplo, aplicativos de gestão de equipes, como o Timesheet Ahgora, para otimizar e gerir melhor as tarefas de sua equipe são fundamentais para tornarem-se empresas mais estratégicas.

Pois, os gestores poderão saber onde e como seus colaboradores estão gastando mais tempo, para que assim possam reorganizar e obter maiores resultados.

Junto com essas mudanças, vem também a mudança de foco, em que se passou a observar e valorizar mais o capital humano.

Uma vez que, com a transformação digital, vários processos estão sendo substituídos por máquinas e ferramentas digitais cada vez mais sofisticadas.

Com isso o trabalho do RH dentro das organizações já está mudando. Demandando um departamento cada vez mais comunicativo e estratégico.

Já estamos vendo muitas dessas mudanças em grandes corporações, como por exemplo, a adoção de um robô, chamado Tarmo, para realizar tarefas consideradas “chatas” do RH de uma empresa da Finlândia.

Nesse contexto, também torna-se necessário criar meios que estimulem a manifestação criativa e inovadora nas pessoas, já que as tarefas desse departamento estão cada vez mais otimizadas.

O RH que souber ter um excelente planejamento estratégico e assim conseguir valorizar, estimular e integrar os profissionais de tal forma para que eles sejam mais proativos, com o desejo de buscar sempre se desenvolverem, estarão em grande vantagem.

Pelo simples fato de proporcionar crescimento para o indivíduo, eles irão fazer de si mesmos e das suas organizações muito mais promissoras, valorizadas e bem-sucedidas.

Tudo isso, apenas com a mudança de um RH operacional para um mais estratégico.

Simplesmente ao usar ferramentas como sistemas de gestão de tarefas, gestão de tempo e melhorando as formas de comunicação tanto interna quanto externa.

Por isso, torna-se obrigação dos gestores e proprietários de empresas ficar de olho nos novos lançamentos e transformações no mercado que facilitam, agilizam e monitoram a sua gestão.

Uma vez que a adoção dessas novas tecnologias também pode trazer diminuição de custos e de mão de obra e ajudar também a controlar colaboradores em home office.

Assim, fique de olho no mercado, estar atento ao que existe para melhorar sua gestão te tornará muito mais competitivo, preparado para crises e pronto para um RH do futuro, agora.

Você, gestor, está à par das transformações digitais em nosso trabalho? Dê o primeiro passo para a transformação.

CEO Sistemas
Enviar via WhatsApp