Processos trabalhistas: quais são os principais motivos?
Os processos trabalhistas representam uma ameaça às finanças das organizações, pois enfraquecem a imagem da corporação, geram gastos com advogados, peritos, documentação, deslocamento, multas, indenizações, etc.
Os motivos que fazem com que os seus colaboradores recorram à Justiça do Trabalho são vários. Muitas das vezes, o uso de má fé acontece nesse tipo de processo, e acaba por prejudicar muitas empresas.
Veja abaixo 5 (cinco) dos mais frequentes motivos para a abertura de processos trabalhistas:
- Pagamento de horas extras
Quando o empregador não faz o registro de ponto, não paga as horas extras corretamente ou deixa de seguir as normas da CLT, pode ter problemas com processos trabalhistas.
- Cobrança de verbas rescisórias
A lei trabalhista determina um prazo para o pagamento das verbas rescisórias, e quando os prazos não são cumpridos, a CLT (artigo 477, § 8º) especifica o pagamento de multa.
- Adicional de atividades consideradas insalubres
São considerados insalubres as atividades ou operações que expõem o funcionário a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados. Funções que apresentam riscos recebem adicional de insalubridade, e pagar corretamente esse valor evita custos com reclamatórias.
- Recolhimento do FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito legal fundamental dos trabalhadores e as empresas tem a obrigação de fazer o depósito em conta bancária, da importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida. Não efetuar esse deposito mensal a empresa estará sujeita a penalidades.
- Indeização por danos morais
O assédio moral consiste na exposição prolongada, frequente e repetida de funcionários a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes. A existência de políticas internas é fundamental para evitar esses casos.
E como você pode evitar tudo isso?
Crie políticas internas, tenha uma boa cultura organizacional e possua equipamentos e sistemas que forneçam provas do cumprimento dos deveres tanto seu quanto do colaborador.
• O primeiro passo para reduzir ou eliminar passivos trabalhistas
Primeiramente, para reduzir ou eliminar os passivos trabalhistas você deve:
- Ter uma gestão transparente da folha de pagamento.
- Ter uma boa cultura organizacional e uma política interna que motive seus colaboradores.
- Possuir um bom controle de ponto para cumprir com os limites de horas trabalhadas permitidas.
Além de evitar processos trabalhistas, tomando essas atitudes, você melhora processos internos de sua gestão e passa a ser capaz de tomar melhores decisões, pelo simples fato de ter um controle de ponto e tarefas em nuvem, tudo em tempo real.