Mudanças geradas pelo eSocial nas organizações
O lançamento do portal eSocial trouxe consigo várias mudanças, a principal delas é dar mais controle e fiscalização ao governo e as empresas.
Uma vez que as informações estarão mais integradas, atualizadas, em um único ambiente.
Outra mudança foi a redução dos prazos de envio das informações trabalhistas, e por conta disso, manter o controle de dados passou a ser muito mais essencial, pois precisarão ser entregues quase que em tempo real.
Além de tudo isso, o número de informações necessárias aumentou. Houve a ampliação de dados enviados ao sistema, a respeito dos colaboradores, sendo imprescindível que tudo estejam em dia.
E para fazer esse envio, as empresas precisarão do Certificado Digital, que agora será obrigatório.
E um bom sistema de gestão de ponto é fundamental para gerir esses dados.
No entanto, com a nova lei da Liberdade Econômica, o sistema e portal do eSocial será substituído por outro mais simples. E as informações exigidas das empresas serão reduzidas.
Mas enquanto essa substituição não acontece, você ainda deve cumprir todos os prazos do eSocial.
Evite fraudes e cumpra com os prazos determinados!
E para evitar passivos trabalhistas e ter informações quase em tempo real da gestão de pessoas na sua empresa, ser capaz de cumprir os prazos determinados, é primordial.
Com os avanços tecnológicos, a marcação de pontos mudou e permitiu acabar com um dos principais problemas dos relógios de ponto: as fraudes no controle de horas trabalhadas.
O que antes utilizava-se cartões de ponto, que possibilitava a fraude, uma vez que outra pessoa poderia registrar o ponto para outros colaboradores.
Hoje é possível fazer esse registro através da biometria e até mesmo por reconhecimento facial, evitando assim fraudes.
E com as variedades de pontos eletrônicos existentes, evitar esses acontecimentos ficou mais fácil. Mas encontrar o que melhor atende as necessidades de sua empresa é outra história.