O uso da Inteligência Artificial e do People Analytics no recrutamento e seleção
Os avanços tecnológicos que estamos presenciando atualmente é extraordinário! E junto a isso, aplicações da Inteligência Artificial (IA) e do People Analytics estão cada vez mais abrangentes.
Empresas no mundo todo e até mesmo no Brasil já estão usando IA até no processo de recrutamento e seleção e moldando o futuro do trabalho através de diversos novos processos.
A utilização dessa tecnologia no Recursos Humanos (RH) pode ser cada vez mais presente futuramente.
Além de economizar tempo na análise de currículos, ela pode também ajudar na identificação de habilidades e características especificas para as vagas.
Para que isso aconteça, a IA trabalha através de testes online identificando competências e o perfil comportamental mais adequados para o cargo.
Dessa forma, o uso de Inteligência Artificial traz garantia de que somente os profissionais mais indicados para determinada vaga cheguem ao final do processo, que seria a entrevista pessoal.
Além também de disponibilizar maior tempo para que os profissionais do RH trabalhe na construção dos relacionamentos dentro da empresa e melhorar seu clima e sua cultura organizacional.
E assim, mesmo com a chegado dessa tecnologia no setor, ainda é indispensável o fator humano em todo esse processo.
Além da IA, o People Analytics também traz benefícios para seu RH
Já ouviu falar em People Analytics?
É uma nova tendência que revoluciona a gestão de pessoas e um importante apoiador para a equipe de RH.
Em que, através de ferramentas tecnológicas, possibilita levantar e analisar informações relevantes sobre cada um dos colaboradores e extrair insights sobre o seu comportamento e perfil.
O termo People Analytics, surgiu no começo dos anos 2000 e refere-se a busca de informações em fontes como redes sociais, e-mails, histórico de pesquisa na internet, mensagens, reviews de usuários, entre outras.
A partir delas, softwares (SaaS) organizam esses dados, cruzam informações e fornecem ao RH um conteúdo rico para gerar estratégias e atuar assertivamente.
Seja capaz de agir assertivamente com base em análise de informações concretas proporcionadas pelo People Analytics
Por meio dessa análise detalhada é possível prever, como está a produtividade, engajamento, motivação e até possíveis melhorias com a retenção de talentos.
Isso possibilita ao RH fazer uma gestão de pessoas estratégica, focando no maior ativo de uma empresa: os colaboradores.